top of page
  • Foto do escritorRecrutadores - Kapti RH

QUAL O PAPEL DO PROFISSIONAL DE RH NO PROCESSO DE SELEÇÃO?


profissional de rh

Existe uma diferença entre “recrutamento” e “seleção” e por vezes achamos que se tratam das mesmas “coisas”. O Recrutamento consiste na aplicação de um conjunto de técnicas e procedimentos que visam atrair candidatos qualificados, são os meios para chegar até os talentos desejados. Já a Seleção é o processo de identificar os que mais se destacam, ou seja, aqueles cujas qualificações atendem aos requisitos do cargo e as necessidades da organização.


A seleção é uma etapa importante, aqui existe um contato direto com o candidato, será o momento de escolha. Para que isso aconteça existem etapas como entrevistas com os recrutadores e lideranças, testes de conhecimentos e habilidades, testes psicológicos e até mesmo exames médicos que o candidato deverá passar até chegar o momento da contração.

Mas a questão é “Qual o papel do profissional de RH no processo de seleção?”


Há um ditado que diz “A empresa do futuro estará tão tecnologicamente avançada que será dirigida apenas por uma pessoa e por um cachorro. A pessoa estará lá para alimentar o cachorro, e o cachorro por sua vez estará para garantir que a pessoa não toque em nada”. Apesar de ser um pensamento avançado, há controvérsias, pois mesmo com recursos financeiros e tecnologias são as pessoas que fazem as operações acontecerem.


Dessa forma, as empresas que conseguem atrair e selecionar, certamente terão uma vantagem competitiva frente aos seus concorrentes. Então podemos dizer que o papel do profissional de RH não é apenas o de fazer perguntas técnicas, e sim, de conhecer o indivíduo que está sentado do outro lado da mesa, quando falamos em analisar não se refere apenas aos aspectos técnicos e suas habilidades, mas também os comportamentais e pessoais.


O profissional de RH tem um papel fundamental nessa fase, porque é nesse momento que se tem maior chance de conhecer um pouco do indivíduo, saber quais são os seus valores e se esses se alinham aos objetivos da empresa. Isso exige do profissional de RH uma certa sutileza, deixando o candidato à vontade para falar sobre si, sua história pessoal e profissional. Explorar um pouco mais a biografia do candidato ajudará na compreensão do “fit cultural”, tão necessário para uma jornada promissora do colaborador na organização.


Retomando, a seleção é um processo de escolha e, portanto, requer uma tomada de decisão. Aqui cabe destacar, quem define e escolhe o melhor candidato não é o profissional de RH que conduziu boa parte dessa etapa. Ele é um apoio, pode sugerir, explicar seus pontos de vista referente a cada um dos candidatos, mas a palavra final será do gestor responsável pela vaga em aberto.


Sendo essa a verdade, líderes e gestores devem ser desenvolvidos para essa função, através de cursos sobre condução de entrevista de seleção, diversidade e inclusão social, mentalidade aberta e comunicação. Além, de participarem por vezes de entrevistas em conjunto com o profissional de RH.


Portanto, o papel do profissional de RH é de um prestador de serviços ao seu cliente interno, usando suas expertises em técnicas de recrutamento e seleção ele deve apresentar o maior número de candidatos aptos a ocupar a vaga requerida, deixando a escolha final para o gestor.


54 visualizações1 comentário

1件のコメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
ゲスト
2023年7月31日
5つ星のうち5と評価されています。

Parabéns, excelente trabalho.

いいね!
bottom of page